OBRAS DE DESTAQUE - clique nas unidades abaixo para visualizar o descritivo de cada obra
MOTOROLA - “Uma obra de destaque”
A Climapress teve o privilégio de participar da obra do maior campus empresarial da Motorola na América do Sul, localizado na cidade de Jaguaiúna em São Paulo, que foi escolhida como Destaque do Ano de 1998 pela SMACNA.
Visando atender o potencial do mercado de telecomunicações e com as facilidades advindas da desregulamentação da área, a Motorola escolheu o Brasil como base industrial na América do Sul.
Com uma área construída de 64.500 m², o local centraliza todas as operações de manufatura da empresa no país.
O prédio utiliza o conceito de BMS (Building Management System), sistema que gerencia e controla por softwares todas as atividades para manutenção da operacionalidade da empresa.
O sistema de ar condicionado é completamente automatizado, podendo ser personalizado para cada estação de trabalho e controlado remotamente, além de ecologicamente correto, pois utiliza gás refrigerante R134a, não nocivo a camada de ozônio.
O sistema ainda possui sistema de termoacumulação, que permite economia considerável de energia, que durante o horário de ponta, os chillers são desligados utilizando-se água gelada estocada num tanque de armazenamento com capacidade de 2.900.000 litros.
A capacidade total do sistema é de 2.400 TR, onde utilizamos 04 resfriadores de líquidos com compressores centrífugos com capacidade unitária de 600 TR, condicionadores do tipo modular.
Nesta obra utilizamos dutos do tipo helicoidal totalizando 85.000 kg, além de dutos convencionais totalizando 95.000 kg.
MICHELIN - “Uma grande obra”
Com a ampliação da Unidade Industrial de Campo Grande no Rio de Janeiro, a Michelin teve como meta oferecer para o segmento de transportes de carga e passageiros um pneu até 35% mais econômico”.
A Climapress participou desta ampliação executando as instalações de ar condicionado, ventilação e exaustão nos diversos prédios dos Projetos Jacarandá, Z, BIG 2 + 3, totalizando 2.016 TR em refrigeração e movimentando em torno de 412.000 m³/h de ar em sistemas de ventilação e exaustão, seja em sistemas de processos fabris ou sistemas de conforto.
Para esta obra foi necessário executar uma precisa Logística de montagem, onde se criou uma metodologia de trabalho de modo que se tornasse possível executar a obra em 4 meses, apesar da magnitude do sistema;
Os condicionadores de ar do Setor de Produção foram específicos para este tipo de aplicação com vazões que chegaram até 75.000 m³/h por unidade;
Foram instalados dutos circulares helicoidais com diâmetros que chegavam até 1,40 m, totalizando em torno de 250 toneladas, sendo que para execução (fabricação/instalação) dos mesmos dentro do prazo solicitado, se fez necessário que a Climapress montasse uma fábrica de dutos helicoidais “in-loco”, onde através de maquinário específico foi possível fabricar em torno de 2,5 toneladas de dutos helicoidais por dia.
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. - “Um Edifício Sustentável (conforme LEED)”
Esta obra visa oferecer maior segurança e eficiência nos processos médicos, a partir de tecnologias inovadoras, com aproximadamente 70.000 m² de área construída sobre os mais modernos parâmetros arquitetônicos hospitalares.
Este novo prédio conta com 200 consultórios, 41 leitos “day clinic” e área de medicina diagnóstica com 20 salas de cirurgia.
O sistema de ar condicionado, do tipo expansão indireta com capacidade aproximada de 1800 TR e Central de Água Quente com capacidade de 1200 kW
O sistema é composto pelos principais equipamentos listados a seguir:
- 21 (vinte e um) condicionadores modulares, para as Salas Cirurgicas, providas de forros filtrantes classificação HEPA, ambos de fabricação Trox;
- 95 (noventa e cinco) condicionadores tipo fancoil modulares para atender as diversas áreas do hospital;
- 458 (quatrocentos e cinqüenta e oito) condicionadores tipo fancolete, dupla serpentina, fabricação York, para atender os consultórios médicos;
- 04 (quatro) condicionadores tipo fancoil de alta precisão para atender o CPD;
Foram produzidos mais de 180.000 kg de dutos executados em chapa galvanizada em nossa unidade de fabricação de dutos do tipo TDC (Transverse Duct Connector) que eram enviados a obra, higienizados, isolados e tamponados em suas extremidades. Os dutos após montados eram testados quanto a estanqueidade conforme norma DW-143 classe C.
SHOPPING LIGHT - “Um dos mais importantes projetos de reciclagem arquitetônica do país”
São Paulo é uma cidade dinâmica, que mistura história e modernidade como nenhuma outra. Sua região central é o melhor exemplo deste perfil único. Exatamente ali, em um ponto onde mais de 1 milhão de pessoas transitam diariamente, está um dos mais importantes projetos de reciclagem arquitetônica do país: O Shopping Light.
Este projeto foi a recuperação de um verdadeiro marco histórico, O Edifício Alexandre Mackenzie, antiga sede da Light e da Eletropaulo, que teve sua vocação renovada em benefício da população de São Paulo.
Este prédio faz parte da mais tradicional paisagem da cidade, que compreende o Vale do Anhangabaú e o Viaduto do Chá que pela sua importância histórica e arquitetônica foi tombado pelos órgãos municipais e estaduais.
A Climapress teve o grande prazer de participar deste projeto, onde o nosso grande desafio foi executar as instalações de ar condicionado, ventilação e exaustão, no qual não poderia haver alterações arquitetônicas.
Desta forma, o moderno misturou-se com o antigo em perfeita harmonia, instalamos uma capacidade de refrigeração 1.200 TR, sem prejudicar a magnitude desta obra arquitetônica.